28 de agosto de 2008

Chegando o fim dos games exclusivos

Games exclusivos vivem período de extinção

A decisão de produtoras de games de evitar acordos de exclusividade pode fazer com que fabricantes de videogames tenham de desenvolver jogos sozinhos. Ter games exclusivos é essencial para essas empresas, já que isso estimula os usuários a comprar seus consoles.


Mas fabricantes de videogames, como Microsoft, Sony e Nintendo terão de financiar jogos próprios, se quiserem garantir exclusividade. Michael Pachter, analista de videogames na Wedbush Morgan, prevê que produtos exclusivos como a série Metal Gear Solid vão desaparecer do mercado.


O lançamento de Metal Gear Solid 4, game presente apenas no PlayStation 3, ajudou na demanda pelo console, fazendo com que o videogame diminuísse a diferença para o Wii, da Nintendo.
Metal Gear Solid 4 exclusivo para PS3

"O custo de produção se tornou tão alto que é preciso recuperá-lo por meio da venda de muito mais unidades", afirma Pachter. "Não se pode abrir mão de metade do mercado por meio de um acordo de exclusividade."


Desenvolver um game competitivo atualmente pode custar de US$ 20 milhões a US$ 50 milhões.


A Sony tradicionalmente ganha da Microsoft no que se refere a obter franquias populares de jogos para o PlayStation. As séries Grand Theft Auto, da Take-Two Interactive, e Lara Croft: Tomb Raider, da Eidos Interactive, surgiram como atrações exclusivas para o PS3.


Mas o game Grand Theft Auto 4 foi lançado simultaneamente para PS3 e Xbox 360. E a Microsoft levou nova vantagem ao anunciar que o novo Final Fantasy será lançado pela primeira vez em versão para o Xbox. A série era exclusiva do PlayStation desde 1997.

Nenhum comentário:

BOB ;P