18 de julho de 2007

Noticias>O orkut vai acabar?

Muitas vezes, a gente recebe algum tipo de hoax (boato) dizendo que o Orkut vai acabar. O problema é que, agora, o boato pode ter algum fundo de verdade. Afinal de contas, o google é uma empresa global e o Orkut, propriedade sua, só é amplamente famoso no Brasil e na Índia.
"Tá, e isso é motivo pra acabar?", você pode estar pensando.
Então, o google, que adora plantar notícias e estar na mídia, preparou mais uma:
SocialStream (Nome provisório)

E o que isso quer dizer?

O google divulgou a idéia, e explicou logo depois.
A empresa esta patrocinando um projeto na Carnegie Mellon University, que visa desenvolver um novo modelo de rede social. O orkut, adiquirido pela empresa, tem dois problemas básicos, segundo o comunicado:
* É instavel, e apresenta regularmente problemas de código. Explicando isso, basta ver as outras aplicações google, onde você dificilmente acha erros de programação e afins. As coisas no google funcionam.
* O layout do orkut foge do padrão google, que dita que suas aplicações são cleans. Mas apenas uma alteração no design do site não seria interessante, as mudanças precisam ser maiores.

Basicamente, o projeto denominado Socialstream se preocupou primeiro em valores de redes sociais. Com o início do boom do termo, as coisas eram meio que chute-e-acerto, diferente de agora, quando os profissionais já sabem como e quando atingir as pessoas com isso. Em favor do projeto, existe a interação total com os demais produtos do google. Inclusão de vídeos do youtube, a interação com o google maps, a interação com o google talk, assim como ocorre com o orkut, e outros aplicativos. A intenção, basicamente, é centralizar o uso de outros recursos do google, e não se tornar apenas mais uma rede social. Plano ousado, você pode pensar, mas em se tratando de google, a chance de conseguirem isso é alta.

Claro que existirão novidades interessantes.
Imagina se você, por exemplo, gosta desse post. Ai resolve que deve divulgá-lo a outras pessoas. Sabe uma forma interessante, segundo o google e os programadores desse novo sistema, de fazer isso? Você pode colocar o texto como seu favorito, que ficará em exibição no seu perfil, e linkado diretamente a quem o fez, semelhante as fotos do flickr. Imaginou? Pode ser o fim definitivo de acusações de plágio na blogsfera, por exemplo, já que o autor fica com o crédito totalmente concedido, e antes decide se vai permitir ou não que as pessoas adotem o tal texto como favorito.

São só suposições, mas nada é dificil de imaginar quando se trata do google. Resta aguardar. Enquanto isso, outras redes sociais mundo afora como o myspace, facebook e outras dominam as regiões em que o google pretende ser forte. Será que eles conseguem?

POST N°200

BOB ;P