22 de agosto de 2008

Laptops para todos as crianças na escola

Laptops para todos as crianças na escolaNiue, um pequeno país no sul do Pacífico, anunciou na quinta-feira (21) ter se tornado o primeiro no mundo a distribuir laptops para todas as crianças na escola. Todos os alunos de ensino fundamental e médio receberam nesta semana um laptop da ONG OLPC (Um Laptop por Criança, em inglês).

A doação de 500 computadores em Niue --que tem uma população total de menos de 1.500 pessoas-- é parte de uma iniciativa da ONG para distribuir 5.000 laptops na região do Pacífico.

Os laptops foram desenvolvidos para crianças de seis a 12 anos de idade, mas também foram doados a alunos de ensino médio em Niue, onde os habitantes têm acesso gratuito à internet.

E, caso as escolas instalem servidores, os alunos podem obter informações sobre as matérias e conversar entre si em um raio de 1 km, sem estarem conectados à internet.

O programa Um Laptop por Criança foi fundado em 2005 por Nicholas Negroponte. A idéia original era oferecer notebooks por US$ 100, mas o computador de modelo XO da ONG acabou custando quase US$ 200. O programa tem apoio de empresas como a News Corp, de Rupert Murdoch, e o Google.


Méritos a Nicholas Negroponte que viabilizou está idéia de inserção digital.

Nenhum comentário:

BOB ;P