Tá na net>A origem do Miguxês
O miguxês tem sua origem com o bom e velho Adolf Hitler, pai dos emos, quem criou o dialeto para usar nas legendas das imagens do seu fotolog. Misturando a língua portuguesa com o seu alemão, acabou criando uma gororoba que deu às palavras um aspecto pueril, fofuxo e - por que não dizer? - bem viadinho.Adolfinho
ficou tão feliz que resolveu espalhar a novidade pra todos os seus amiguinhos - ou melhor, para seus miguxos. Infelizmente, a maioria dos seus miguxos tinha morrido em 1946, no Tribunal de Nuremberg. Então, só para variar, Adolfinho tentou se matar. De novo. É um bom exemplo da Teoria Darwinista Avessa.Hoje em dia, o miguxês é amplamente falado por indivíduos com QI abaixo de 70, o que não significa ser de fácil aprendizado. Veja como o Orkut ficaria mais legal em miguxês:
Outro grande vetor de disseminação do miguxês foi o Xou da Xuxa. Tudo isso porque Xuxa foi a pioneira no país na troca do “CH” por “X”, e também do “S” por “X” como indicativo de plural.
Existem quatro padrões ortográficos reconhecidos pela Academia Miguxesa de Letras, a saber:- Miguxês padrão: escrita de acordo com as normas ortográficas de idiomas que usam o alfabeto latino como o português e o inglês, com a exceção de que não existem letras maiúsculas.
- Miguxês alternante: semelhante ao anterior, consiste em alternar letras maiúsculas e letras minúsculas.
- Miguxês numérico: similar ao 1337, substitui certas letras por números, como no exemplo: “01, p3xx01nh4xx!!” (port: “oi, pessoinhas”).
- Miguxês hieroglífico: norma de ortografia mais freqüente no MSN Messenger, consistindo numa mistura aleatória de pictogramas (emoticons) e caracteres alfanuméricos. Não é mutuamente inteligível com o português e aqueles que não são versados em miguxês precisam de muita atenção, paciência e, principalmente, calma para não arrebentar o teclado na cabeça do interlocutor.
O artigo sobre a origem do miguxês veio da Desciclopédia, mas a Wikipédia também fala sobre o assunto.
Fontes: vermimundos, Cópia Carbono, Favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário